TONY MARTIN - Thorns - 2022

RESENHA / CRÍTICA


TONY MARTIN - Thorns - 2022
Lançamento: 14.01 / Heavy Metal / País: Inglaterra

O Lendário e injustamente subestimado ex-vocalista do BLACK SABBATH, Tony Martin, lança seu novo trabalho após um hiato de 09 anos. O últimos álbum lançado com sua colaboração foi "Giuntini Project IV" (2013) e da carreira solo o "Scream" (2005).

"Thorns" tem a colaboração de velhos amigos de Tony, como as guitarras do italiano Dario Mollo, com o qual já lançou vários álbum em parceria, e de Scott McClellan, que já vem tocando com Tony desde 2017. Os baixos são de Magnus Rosén, ex-HAMMERFALL e conhecido aqui no Brasil por tocar com os brasileiros do SHADOWSIDE e Greg Smith, ex-RAINBOW e ex-BLUE OYSTER CULT. Já a bateria ficou a cargo de Danny "Danté" Needhan, do VENON.

Nas 11 faixas do álbum, Tony Martin mescla o peso moderno com o Heavy Metal clássico, como em "As the World Burns", "Black Widow Angel" e "No Shame at All", mas não deixa de trazer muitas referências ao seu passado com o SABBATH, onde os guitarristas praticamente encarnam Tony Iommi em "Book of Shadows", "Damned By You", na atmosférica balada pesada "Nowhere to Fly" e "Run Like a Devil". Arrisco em dizer que essas músicas poderiam facilmente estarem presentes em um suposto EP inédito do BLACK SABBATH com Tony.

Ele também flerta com o Folk e o Blues, por exemplo na sensacional "Crying Wolf". A curiosidade desta música é que, tirando a melodia vocal, os arranjos de violões lembram muito as músicas tradicionais gaúchas, estilo aqui do sul, imagina meu espanto quando ouvi! Há também a fabulosa Folker "This is Your Damnation", onde Tony praticamente "fala" a letra, cantando apenas no refrão e em uma pequena ponte.

E sobre o próprio Tony Martin? Bom, a voz do cara tá sensacional! Com seus atuais 64 anos de idade, Martin está cantando divinamente bem, ao menos no estúdio, alcançando notas absurdas, Acho que até mais altas que antigamente e com um timbre lindo e rejuvenescido. Além disso, na ficha técnica do álbum, ele aparece como colaborador em arranjos de guitarra, e até violino na faixa "Damned By You".

De fácil audição e com momentos surpreendentes, "Thorns" é um grande lançamento neste começo de 2022, ainda mais vindo de um cara tão estigmatizado como Tony Martin. Ótimo trabalho!


NOTA⭐/5





Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

INNOCENCE LOST: na trilha sonora da WebSérie Caçada até a Última Bala

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”