IAN MCDONALD, membro fundador do FOREIGNER e KING CRIMSON, morre aos 75 anos

Nenhuma causa da morte foi revelada, mas um porta-voz disse que ele "faleceu pacificamente" cercado pela família em sua casa, na Cidade de Nova York.




McDonald participou dos três primeiros álbuns do FOREIGNER , "Foreigner" (1977), "Double Vision" (1978) e "Head Games" (1979), como um multi-instrumentista proficiente em palhetas, sopros, teclados e guitarra, seu principal instrumento no palco. Combinado com sua contribuição significativa para o álbum de referência do KING CRIMSON "In The Court Of The Crimson King", também como membro fundador, McDonald figurou com destaque em quatro dos álbuns mais vendidos do período de 10 anos de 1969 a 1979, englobando dois gêneros de rock completamente diferentes (pop rock e rock progressivo).

Estou muito orgulhoso do fato de que as duas bandas das quais fui membro fundador, KING CRIMSON e FOREIGNER , ainda estão tocando”, disse McDonald em uma entrevista de 2020 à Sound & Vision .

McDonald participou de reuniões dos membros originais sobreviventes do FOREIGNER em 2017 e 2018, comemorando o 40º aniversário da estreia da banda em 1977.

Três anos atrás, McDonald disse que inicialmente teve dúvidas sobre deixar o KING CRIMSON depois de "In The Court Of The Crimson King", dizendo ao The Los Angeles Beat: "Eu costumava me arrepender disso e que deveria ter ficado mais. Mas agora eu não me arrependo porque se eu tivesse ficado, as coisas teriam sido muito diferentes para mim até este momento... Estou muito feliz com a forma como as coisas aconteceram desde então."

Perguntado em uma entrevista de 2017 à Glide Magazine se ele era uma criança musical, Ian disse: "Sim, eu ouvia música quando criança. Havia um velho piano vertical que eu costumava tocar um pouco, suponho. [ Risos ] Havia um tipo de guitarra estilo espanhol por aí que meu pai tinha. Tínhamos um toca-discos e pensando nisso, estou muito feliz. Tínhamos discos de Les Paul e Mary Ford e discos clássicos e coisas como Scheherazade e coisas como isso, então eu cresci ouvindo música, e então quando o rock and roll apareceu, eu fiquei muito interessado e decidi que é isso que eu queria fazer. Pessoas como Chuck Berry e Little Richarde outros como Eddie Cochran e Gene Vincent e até Ricky Nelson – ele fez ótimos discos também. Eu me interessei por esse ponto de vista, e então, é claro, surgiram os BEATLES e eu tinha cerca de dezesseis anos e foi isso. [ Risos ]"

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

INNOCENCE LOST: na trilha sonora da WebSérie Caçada até a Última Bala

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”