MORTTICIA - Ex-vocalista do Hibria fala sobre a produção dos vocais do novo EP

Já em processo de finalização do EP “A Light in the Black”, os gaúchos trabalham agora nos últimos ajustes no trabalho, que contou com o auxílio de Iuri Sanson na produção dos vocais junto ao vocalista Lucas Fialho Zawacki. 



Para Lucas, as expectativas em relação a “A Light in the Black” são muito positivas e já adianta algumas novidades do que virá a seguir: 
“Estamos preparando muitas surpresas para além das músicas, com muitas ilustrações, clipes e interações com os fãs. Foi muito gratificante ter gravado este material. Parece que todo um conjunto de coisas que estávamos trabalhando desde que eu entrei na banda começa a tomar uma forma mais definitiva. A vontade de fechar estas músicas e tocá-las ao vivo é imensa e acho que o resultado será muito bom.”.
No início de 2018 a banda lançou seu primeiro trabalho, “Existence/Resistance”, uma demo-tape contendo três faixas: “Life is On (One Flower)”, “Violence” e “Hear My Words”. Foi através desse material a banda de Porto Alegre começou a chamar a atenção com seu Heavy Metal tradicional, juntando-se rapidamente ao seleto grupo de bandas brasileiras que fazem parte da famigerada NWOTHM (New Wave of Traditional Heavy Metal). Para o vocalista, as diferenças daquela fase para agora são muitas, como ele explica: 
“Durante a primeira demo eu ainda tocava guitarra na banda e estávamos compondo e discutindo nos mínimos detalhes todas as canções. Não tínhamos certeza de nada e as influências que trazíamos eram das mais variadas. Eu fiz a produção e mixagem das faixas pegando a opinião dos outros membros e a gente sabia que estava muito longe ainda do que a gente imaginava, mas era uma maneira de aprender e continuar progredindo. Agora neste novo processo eu tenho pensado nas composições com a mentalidade de vocalista e deixado o nosso produtor e os outros membros da banda se preocuparem com a parte deles. As canções mudaram muito de uma fase pra outra, mas as coisas estão muito mais encaminhadas e estou muito confiante que estamos no caminho certo."
Quanto ao trabalho técnico com o ex-vocalista do HIBRIA, Lucas conta que a principio seriam apenas aulas, focando em aspectos gerais do canto, mas a parceria trilhou para a pré-produção das linhas vocais de todas as faixas do novo EP: 
“Este processo fez toda a diferença. Grande parte das linhas vocais foi modificada e ficaram mais interessantes e isso aconteceu principalmente porque o Iuri estava sempre exigindo mais de mim e me incentivando a dar 100% do que eu tinha pra conseguirmos o melhor resultado. Ao final do processo eu gravei com a produção dele a versão final das vozes e foi muito tranquilo e divertido. Trabalhar com o Iuri foi um grande prazer, porque além de ser esse professor muito didático e um artista impressionante, ele é um dos caras mais gente boa que conheço!"
Iuri Sanson ficou conhecido no mundo inteiro pelo seu trabalho fantástico com o HIBRIA, um dos grandes nomes do Metal brasileiro. O vocalista comentou sua participação no processo de gravação com a MORTTICIA e como se deu sua relação com Lucas nessa etapa do EP: 
“O Lucas, quando iniciou os trabalhos da produção comigo, já tinha um ótimo conhecimento dos seus recursos vocais e de técnica também. Nós alinhamos algumas frases vocais que estavam um pouco perdidas e depois o entrosamento veio fácil. À medida que ia sugerindo algumas alterações, o Lucas executava minhas sugestões e no meio disso ainda vinham algumas ideias dele em cima das minhas (risos)... Foi um trabalho que fluiu muito bem e os fãs da banda vão curtir muito.”. Embora a sonoridade da MORTTICIA seja diferente da HIBRIA, na visão de Iuri, “as músicas da Mortticia tem passagens bem Prog Metal com guitarras que ficam na cabeça e longos solos. São duas características que se também se encontram em alguns sons no “Defying the Rules”, debut da Hibria.”.
Para finalizar, Iuri comenta sobre a importância de os vocalistas procurarem um professor de canto para auxiliar nas gravações: 
“Eu acho super importante, pois é um profissional capaz de fazer com que o vocalista tenha sua melhor performance utilizando todos os recursos que sua voz tem a oferecer. E é isso que nós buscamos quando vamos gravar um CD. Assim como produtor sempre contribui e muito para o trabalho. Pois é uma pessoa que tem uma visão de quem não faz parte da banda e geralmente, até na maioria das vezes, traz uma sonoridade que agrada tanto aos músicos, quanto aos fãs da banda.”.



==================
Contatos:
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br


Fonte: Wargods Press

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

INNOCENCE LOST: na trilha sonora da WebSérie Caçada até a Última Bala

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”