[Masterpiece] SLADE - "Slayed?" (1972)


Lançado em 01 de Novenbro de 1972, o "Slayed?" apareceu em um ano mágico, em que muitas bandas lançaram seus principais trabalhos e, por isso talvez, não seja um álbum tão aclamado pela grande massa, porém, sua importância para o rock teve e sua relevância foi fundamental para muitas bandas do hardrock dos anos 80.

Dentre toda a discografia do SLADE, o considero o melhor, talvez até pelo significado nostalgico que ele me proporciona, já que o conheci em meus longínquos 8 ou 9 anos e foi uma dos primeiros álbum de rock que ouvi e ainda o tenho até hoje em vinil, um grande "bolachão" grosso e pesado, envolto em uma capa de papelão escuro, também espesso, original de 72', vale ressaltar. 

"Slayed?" é um disco que você ouve de cabo-a-rabo e fica querendo mais, com suas guitarras ácidas e nervosas e uma voz absurdamente alta, gritada e cheia de drives - Dubrow (Quiet Riot) bebeu muito desta fonte. Outra coisa que chama a atenção, são o nome das músicas, em que algumas palavras, na maioria das vezes, são escritas na forma como são lidas, você verá a seguir, muito louco.

Dentre as minhas favoritas, começo já com riff cítrico que começa o álbum em "How D`You Ride", que sonzeira, um rock pra lá de empolgante, meio "marchinha". Logo em em seguida vem outro rockão com "The Whole World's Goin' Crazee", que refrão fodástico! 

E por falar em refrão emocionante, "Look at Last Nite" é quase um rhythm n blues, só que não. O que dizer da versão de "Move Over" (Janis Joplin)? Cara, que foda! Pesada e bem mais barulhenta que a original, começa com o riff sendo tocado com o baixo, fantástico!

Quando virado o vinil para o lado B, acontece aquela mágica que não temos nos CD´s, "Gudbuy T'Jane", outro rockão de primeira linha abre novamente os trabalhos com maestria e precede a minha maior favorita do disco: a pesadíssima e arrastada "Gudbuy Gudbuy". Aqui também temos um dos maiores hits da história da banda, mais conhecida, na verdade, na versão do QUIET RIOT, a "Mama Weer All Crazee Now", que dispensa comentários, já que o cover não muda muita coisa.



Então, por ser este incrível álbum, perdido na linha do tempo e até um pouco esquecido e subestimando, porém, com um incrível poder de fogo e inspiração, ganha o meu selo de "petardo". Audição obrigatória!

NOTA - 10-M
=========================
SLADE - "Slayed?" (1972)
tracklist
01. How D'You Ride
02. The Whole World's Goin' Crazee
03. Look at Last Nite
04. I Won't Let It 'Appen Agen
05. Move Over
06. Gudbuy T'Jane
07. Gudbuy Gudbuy
08. Mama Weer All Crazee Now
09. I Don' MInd
10. a. Let the Good Times Roll  
      b. Feel So Fine

Line-up
Noddy Holder – vocal, guitarra base
Dave Hill – guitarra solo
Jim Lea – baixo, piano
Don Powell – bateria





================
   photo ROCKPEDIA.jpg



Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

FERNANDA TERRA: Baterista assina com Yamaha

HATE HANDLES: Banda lança documentário