ARMAHDA: Mais da história do Brasil musicada

(Editor / Redator / Músico)
----------------------------


A banda ARMAHDA divulga agora a quarta e mais conhecida música do álbum autointitulado. A faixa ‘Canudos’ recebeu elogios não só de fãs como fi destaque em resenhas da mídia especializada. Como o título já deixa claro, a música trata da guerra de Canudos, ocorrida no Nordeste e uma das mais significativas revoltas sociais da primeira República. A banda explica melhor o tema:
“Em 19 de novembro de 1896, seguidores de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, vinham em procissão, em missão comercial e de paz, pela estrada de Uauá, a caminho de Juazeiro. Rezavam os Kyries e levavam a bandeira do Divino na seguinte missão: buscar a carga de madeira, já paga, mas não entregue, para cobertura do templo do arraial de Canudos. O juiz de direito Arlindo Leoni, antigo desafeto do Conselheiro, aproveitou a questão da compra da madeira para retaliar sua figura, convencendo o negociante encarregado da encomenda a não entregar o pedido, justificando a peregrinação dos fiéis. Aproveitando a situação de tensão que se instalou, Leoni enviou telegramas ao Governador da Bahia, Luís Viana, avisando-o e pedindo providências contra uma possível invasão dos adeptos de Conselheiro, defensor da Monarquia e insurgente contra a “adconditorem canoum” do Vaticano. Os peregrinos foram atacados pelas tropas da república, que assassinaram mais de cem fiéis, que tentaram se defender como podiam, com armas primitivas fabricadas por eles mesmos, como foices, ferrões, punhais e velhos bacamartes, que negavam fogo na hora mais necessária. Foi assim que surgiu a primeira expedição contra Canudos. Não foi a única expedição republicana contra Canudos e, juntamente às outras, mancharam de sangue a história do Brasil.
Este atentado às liberdades individuais teve suas raízes na perseguição da igreja católica romana ao líder religioso Antônio Conselheiro. Ele criou um povoado de puritanos, que trabalhavam duro pela subsistência em um novo conceito de cooperativismo tribal e, além de líder, era construtor de açudes, muros, cemitérios, igrejas, aproveitando o que as caatingas podiam lhes oferecer, com seu solo desalentador e seu clima ardente.”
Confira aqui a música em vídeo com letra:


As outras músicas ja divulgadas podem ser conferidas aqui:



Fiquem ligados nas próximas semanas, mais faixas e histórias serão divulgados.

Contato: armahdametal@gmail.com

Sites relacionados:

Fonte: Metal Media



Mais vistos da semana

[Release] ELETROACORDES - Porto Alegre/RS

SEVEN SPIRES: Com produção de Sascha Paeth, álbum “Solveig” será lançado no Brasil pela Hellion Records

HIBRIA / Eduardo Baldo: "Por isso respeitamos, lutamos, apoiamos, brigamos, “folgamos”, rimos, choramos e comemoramos todos juntos. Isso é fundamental para a saúde de uma banda"