Rupestre Turismo: Entrevista com Matheus Corrêa

[ENTREVISTA] Por GERALDO ANDRADE

Fabiane Corrêa e Matheus Corrêa
Em Caxias do Sul e cidades vizinhas, quando se fala em grandes shows de rock, que estarão chegando ao Brasil, logo nos lembramos da tradicional RUPESTRE TURISMO. Quem nunca viajou para algum show através da Rupestre? Conversei com Matheus Correa, o cara que comanda uma das mais tradicionais agencias de viagem/turismo, da Serra gaúcha. 

HEAVYNROLL - Quem é Matheus Corrêa?

MATHEUS - Sou um cara que gosta de boa música, vida ao ar livre, e na medida do possível, sempre estar ajudando quem está ao meu arredor. Formei-me em Turismo pela UCS de Canela em 2001 e, desde 1999, trabalho no ramo de agências. Gosto de trocar ideias com os amigos e clientes, principalmente sobre os grandes shows que trabalhamos, e também de novos destinos de viagens.

HEAVYNROLL Quando se fala nos melhores shows internacionais/nacionais, que acontecem no Brasil, os caxienses logo se lembram da Rupestre Turismo? O que você acha disso?

MATHEUS - Acho que é o resultado de um trabalho comprometido em satisfazer e atender bem os clientes e amigos! Desde que abrimos a agência, em 2002, trabalhamos com grupos para shows e eventos. Inicialmente atendíamos praticamente amigos e clientes próximos. Sempre nos esforçamos para prestar um serviço de qualidade, com um custo adequado, e acredito que em função disto, em cada show a demanda aumentava. A melhor propaganda sempre foi o boca-boca, hoje somos referência quando se fala em shows e eventos em Caxias e região, tendo trabalhado com mais de 150 shows no Brasil e América do Sul.

HEAVYNROLL Como iniciou a Rupestre Turismo? Porque você decidiu trabalhar nessa área?

MATHEUS - Sempre fui muito ligado à natureza e esportes de aventura. Quando tinha 16 anos trabalhava como desenhista e tinha dúvidas entre seguir a razão e continuar na profissão ligada às artes digitais ou o coração, trabalhando com turismo. Foi no vestibular de 1999 que optei pelo curso de turismo, e logo me inserindo no meio de trabalho, em agências que foram muito importantes para minha aprendizagem, e hoje são nossas parceiras, como a Ozelame e Sorella. Em 2002 houve a oportunidade de abrir a agência com um amigo, passando por algumas alterações no final de 2003 e desde 2004 seguimos firmes no compromisso de realizar os sonhos dos nossos clientes e amigos, seja proporcionando a oportunidade de ver a sua banda preferida ou conhecendo um destino que sempre quis.

HEAVYNROLL Qual o primeiro show que a Rupestre montou um pacote de viagem?

MATHEUS - Em 2002 trabalhamos com o show do RUSH em POA, e em 2004, já com a Rupestre propriamente dita, levamos uma turma para ver o IRON MAIDEN em São Paulo.

HEAVYNROLL Como é todo o processo para se organizar uma excursão para um show? Tanto dentro do Estado ou fora? 

MATHEUS - Sempre ficamos ligados nas notícias dos shows, clientes também nos avisam da possível abertura. Assim, já entramos em contato com a produção do evento para a compra dos ingressos, só começamos as vendas dos pacotes quando temos a confirmação dos mesmos. Dentro do estado trabalhamos com o pacote completo (transporte e ingressos), para o pessoal que adquiriu ingresso por conta pode comprar somente o transporte. Primeiramente pensamos na procura dos clientes para os shows e assim vamos colocando ônibus para a disposição. Deixamos os ônibus ou micro já reservados desde o lançamento. Fora do estado, temos que trabalhar com o hotel, voos e traslados, para isso contamos com o apoio de empresas parceiras da própria cidade do show, contratamos os serviços de transfers (aeroporto / hotel / aeroporto e hotel / show / hotel). 

HEAVYNROLL Qual foi o maior número de pessoas, que vocês já levaram a um show e qual show? Como é manter o controle disso tudo?

MATHEUS - O maior número de pessoas que já levamos para um show foi em 2013, no show do BLACK SABBATH em POA! Foram aproximadamente 650 pessoas (15 ônibus) que curtiram esse grande show em nossa companhia! Quanto maior o número de pessoas que levamos, maior o compromisso e responsabilidade da nossa empresa, pois sabemos que no local, a coisa vai ser complicada! Temos o privilégio de contar com a parceria da Transportadora São Marcos que sempre nos concede ótimos ônibus, e também uma turma de guias responsáveis que se comprometem em atender bem o pessoal. Claro que como humanos, sempre estamos sujeitos às falhas, o que procuramos prontamente identificar e não repetir em nossas próximas viagens, procurando sempre uma evolução contínua.

HEAVYNROLL Vocês possuem uma equipe muito qualificada, quem é o “time” da Rupestre hoje em dia?

MATHEUS - A Rupestre conta com um time de 03 pessoas trabalhando em montar pacotes e atender bem ao publico, são eles Matheus, Fabiane e Maria Angélica diretamente. Contamos também com alguns guias experientes, que já estão conosco muito tempo, como o Maikon, o Márcio, a Tina, a Jane, a Eliane, o Ronaldo, o Ricardo, a Melissa, e alguns profissionais que entraram recentemente do mercado e que estão adquirindo conhecimentos com os mais experientes, como a Verginia, a Diva e a Bia. Vale ressaltar que todos estes são guias credenciados pelo ministério do turismo, que passar por um longo curso e treinamento para estarem aptos a realizar a profissão de guia.

HEAVYNROLL Como é o publico de shows de rock, que vão com vocês?

MATHEUS - Nosso público costuma ser bem fiel, o pessoal do rock são bem fiéis às bandas por isso nosso “sucesso” nas excursões. Temos clientes de todas as idades, filhos que vão com seus pais, senhoras, adolescentes, adultos é um grupo muito bacana, não costumamos ter muitos problemas com a galera.

HEAVYNROLL Os guias nas viagens, às vezes tem que ter muito “sangue-frio” (risos), já teve algum caso, nas viagens, que vocês tiveram problemas?

MATHEUS - Os guias que trabalham conosco já tem experiências nesses tipos de viagem, eles estão sempre junto da galera dando uma atenção e conversando. Enquanto isso, eles ficam de olho pra que não ocorra nenhum exagero e que não prejudique o andamento da viagem. Em geral nunca tivemos grandes problemas.

HEAVYNROLL O pessoal que viaja com a Rupestre, é bem fiel à agência. Uma vez você me falou que está com uma ideia de criar um brinde a essa fidelidade. Fala um pouco sobre isso?

MATHEUS - Estamos implantando um novo sistema de gestão na agência, onde poderemos saber exatamente em quantas viagens cada pessoa já participou conosco. Fizemos um levantamento prévio e já identificamos clientes com mais de 20 shows com a Rupestre! Nossa ideia é bonificar esses clientes assíduos com bônus, descontos e até cortesias conforme forem somando as “milhas rupestre”.

HEAVYNROLL Em muitos shows, você é o guia da empresa. Você assistiu a todos os shows? Ou às vezes fica de fora, só na escuta? 

MATHEUS - Acompanho alguns grupos como guia também, faço questão de acompanhar os grupos nos shows em que tenho interesse em assistir também, mas já participei de diversos grupos em que as bandas não eram do meu gosto pessoal, aí fico de fora, normalmente de olho no ônibus e com os motoristas e outros guias.

HEAVYNROLL Cite alguns excursões/shows que a Rupestre acompanhou?

MATHEUS - São muitos shows que já trabalhamos, vou listar os principais: BLACK SABBATH, METALLICA, ROGER WATERS, AC/DC, IRON MAIDEN, AEROSMITH, GUNS N ROSES, ZZ TOP, DEEP PURPE, ROLLIG STONES, U2, SANTANA, JACK JOHNSON, BEN HARPER, REM, THE OFFSPRING, JUDAS PRIEST, MADONNA, OASIS, KISS, LINK PARK, e festivais como o Rock in Rio e Lollapalooza.

HEAVYNROLL E o rock n roll? O que você gosta de ouvir?

MATHEUS - Meu gosto pessoal é mais voltado ao bom e velho Rock n´roll! Gosto de ouvir bandas como LED ZEPPELIN, DEEP PURPLE, BLACK SABBATH, JETHRO TULL, PINK FLOYD, AC/DC, mas em função do trabalho de levar e acompanhar os grupos para os shows pude assistir alguns shows muito bons, que eu não era fã e me surpreenderam, como o PEARL JAM, ZZ TOP, KISS, IRON MAIDEN, METALLICA, AEROSMITH, BEN HARPER, entre outros!

HEAVYNROLL Como você fica sabendo que vão acontecer os shows no Brasil?

MATHEUS - Estamos sempre de olho nas notícias do mundo virtual, sites e blogs, mas sempre consideramos confirmados os shows a partir da divulgação de uma das grandes produtoras do Brasil. Às vezes os próprios clientes encontram informações na net e nos pedem se teremos grupos abertos, aí buscamos informações com as produtoras, que muitas vezes não confirmam na hora. Exemplo é o show do AC/DC, que se fosse pelas informações da internet, já teria tido uns quatro shows no Brasil nos últimos anos!

HEAVYNROLL Como você vê a cena rock/musical em Caxias do Sul?

MATHEUS - Não tenho grandes conhecimentos sobre a cena musical em Caxias, mas sempre imaginei que Caxias é rock por natureza. Percebo com freqüência boas bandas da cidade, com musicas autorais, o que em minha opinião é mais importante do que boas bandas covers. Tenho muitos amigos músicos, que com suas bandas fazem com que Caxias tenha opções de bons shows todos os finais semana. Sei também do incentivo da prefeitura através do financiarte, que faz com que as bandas possam lançar seus discos, e acho isso muito legal.


HEAVYNROLL A Rupestre não é feita só para shows de rock, vocês tem outros pacotes bem legais de viagens nacionais, internacionais, itinerários exclusivos para empresas e grupos especiais. Você pode falar um pouco sobre esses outros serviços da agência? 

MATHEUS - Desde o início de nossa empresa procuramos oferecer roteiros e serviços diferenciados, e seguimos nesta linha. Você pode encontrar um pacote para Porto Seguro em qualquer agência da cidade, mas alguns destinos ou pacotes personalizados são poucas que oferecem. Desta forma, procuramos atender as pessoas que querem a comodidade de um pacote completo, com tudo bem detalhado e certinho, e também aqueles que preferem o tipo de viagem mais independente, sem necessidade de seguir um roteiro com grupo, montando o roteiro personalizado com cada cliente e sua demanda. Também oferecemos essa possibilidade para grupos, de familiares, escolas e empresas, procurando tornar cada viagem única, recheada de boas experiências.

HEAVYNROLL Quais são os endereços para contato com a agência?

MATHEUS - Temos nosso escritório na Rua Sinimbu, nº 1280, sala 403, telefones 54 3202.1575 ou 54 9186.4597, nosso site www.rupestreturismo.com.br e nossa fan Page no Facebook: www.facebook.com/rupestre.tur

HEAVYNROLL Quais os próximos eventos na agenda Rupestre Turismo?

MATHEUS - Estamos numa “entre safra” dos grandes shows, confirmados em POA para o segundo semestre temos grupos abertos somente para o QUEENS OF THE STONE AGE e CAVALERA CONSPIRACY. Como não podemos viver somente de viagens para shows, temos passeios bem legais pela região, como para os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza, Templo Budista e Região das Hortênsias, Maria Fumaça e Vale dos Vinhedos, atividades de aventura e viagens para diversos destinos nacionais e internacionais. Além de trabalhar com os destinos mais tradicionais, procuramos criar novos roteiros e viagens para locais mais exóticos, como os Lençóis Maranhenses e Chapada Diamantina, Cordilheira dos Andes, Machu Picchu, caminhadas na base do Everest, e outros roteiros diferenciados.

HEAVYNROLL Um sonho do Matheus Correa?

MATHEUS - Ajudar o mundo a ser um pouco melhor, auxiliando quem tem necessidade e proporcionando felicidade às pessoas através do meu trabalho.

HEAVYNROLL Um recado para os leitores do Heavynroll:

MATHEUS - Primeiro agradeço pela oportunidade de falar um pouco de mim e da Rupestre Turismo, agência com mais de 10 anos de mercado. Segundo, agradeço por terem pessoas como vocês, do Heavynroll, que estimulam a boa música e nos mantém informados das novidades do mundo rock! Terceiro, por mais que o mercado não dê o espaço devido às bandas do gênero, sigamos firme na luta! Abraços

Links



Comentários

Mais vistos da semana

ZOMBIE COOKBOOK: Split com a banda Offal está disponível

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul

[Braziland] ZOMBIE COOKBOOK: Ajude a banda a enterrar 1.221 corpos no Facebook

ROSA TATTOOADA: Valdi Dalla Rosa - “Um cara apaixonado por musica!”