ALINE JECHOW: “Evite trabalhar de graça, pois isso mancha a nossa profissão!”
[Entrevista] Por Geraldo Andrade
Mais uma vez o Heavynroll aterriza na capital gaúcha, Porto Alegre, para conversar com uma profissional que está por trás de um show de rock. Dessa vez, a escolhida, foi Aline Jechow, uma grande fotografa. Aline contou um pouco da sua história, da sua paixão pela fotografia, e claro, pelo rock n roll. Vale à pena conferir!
HEAVYNROLL – Quem é Aline Jechow?
ALINE - É uma fotógrafa moleca, responsável, estudiosa e que não desiste do que quer até que consiga.
HEAVYNROLL –Quando começou seu interesse por fotografia?
Aline - Eu estava cursando faculdade de Fisioterapia, mais precisamente em um voluntariado na área da Neuro, onde eu lidava com crianças que possuíam síndrome de down, hidrocefalia entre outras patologias. Era final de ano então resolvi fazer fotos dos pequeninos, para que todos vissem como eles eram belos, e mesmo tendo que enfrentar as condições de suas patologias, eles eram felizes, animados e possuíam expressões lindas. E desde então nunca mais parei isso foi em meados de 2008 para 2009.
HEAVYNROLL – E o rock n roll? Como entrou na sua vida?
Aline - Será que eu não nasci assim? Pois não me lembro de como isso surgiu (risos).
HEAVYNROLL – Qual a primeira banda que você fotografou?
Aline - LOBÃO. Foi inesquecível, eu possuía a câmera há exatamente uma semana, estudava em casa, mas confesso que não tinha muita noção do que eu estava fazendo no show (risos).
Mas agradeço todos os dias, pelo carinho que o Lobão, Regina, Jorge e o Byra, tiveram e tem por mim. Pois acredito que se não fosse à oportunidade que eles me deram acho que vocês não estariam lendo isso agora, podem culpá-los (risos), brincadeira.
HEAVYNROLL – É difícil separar a fã da profissional fotógrafa?
Aline – Não! Quando é algo que eu gosto muito rola um friozão na barriga, tremedeira antes do show e o medo de errar. Mas no final sempre tudo fica bem após a primeira música eu já me sinto em casa (risos).
O único que eu tive problemas para fotografar foi o do CHRIS CORNELL pois quando eu vi o homem, congelei e tremia mais que cusco em tiroteio.
HEAVYNROLL – Além de fotografia de shows, quais outros tipos de fotos você faz?
Aline - Fotojornalismo, eventos sociais, books, animais, natureza, e tudo que você pode imaginar e não imaginar ligado ao meio da música.
HEAVYNROLL – Como é todo o trabalho para fotografar shows? A parte burocrática?
Aline - O trabalho pode ser feito de duas formas:
- Imprensa: Você tem que estar vinculado há algum site, jornal, revista e etc. E você tem geralmente 3 músicas para fotografar, podendo ser menos ou mais músicas, fica ao critério da produção do evento.
- Contratação: A produção ou banda te contrata para clicar o evento podendo ser todo ou apenas o tempo de uma banda.
Quanto à parte burocrática é tranquila desde que não pise na bola nunca. Caso pise na bola infringindo alguma norma, pode se despedir de fotografar os shows, pois nunca mais te liberam espaço na barricada, e em lugar algum. Comigo nunca aconteceu, mas conheço pessoas que passam por isso.
HEAVYNROLL – Qual foi o melhor show que você fotografou?
Aline - Acho que o melhor sempre está por vir (risos).
Aline - SUGAR RAY, CREED, LINKIN PARK, CHRIS CORNELL, THE HIVES, BLACK LABEL SOCIETY, PLANET HEMP, KIKO, RACIONAIS, EMICIDA, MV BILL, MATANZA, VELHAS VIRGENS, LOBÃO, NX ZERO, LUAN SANTANA, ANA CAROLINA, RICHIE RAMONE, RAIMUNDOS, ALEJANDRO SANZ, DJAVAN, IVETE SANGALO, SOJA, MICHEL TELÓ, DRACO, BARÃO VERMELHO, MORBID ANGEL, GORGOROTH, AUTOPSY, ENTHRONED, MARDUK, DARK FUNERAL, WATAIN, DISTRAUGHT, DESTRUCTION, RATOS DE PORÃO... e mais um monte.
HEAVYNROLL – Ainda tem algum artista que você quer muito fotografar?
Aline - SLAYER
HEAVYNROLL – Tem muito profissional da fotografia que proíbe o uso de suas fotos sem autorização, o que tu acha disso?
Aline - Acho isso ótimo, se não seria uma baderna né?! Eu não me importo de liberar para fãs, agora quando se trata de imprensa, é bem diferente a situação. Passei por uma situação na qual consegui que deletassem o blog, pois possuía apenas fotos minhas sem minha autorização.
HEAVYNROLL – Onde podemos ver teu trabalho?
Aline - De cabeça lembro-me desses apenas:
HEAVYNROLL – Quem quiser contratar Aline Jechow, como faz?
Aline - Email: fotografiasalinejechow@hotmail.com / Skype: alinejechow. Telefones: 051-32075249 /051-95617309 (vivo) /051-78158662. Nextel ID: 55*838*2699
HEAVYNROLL – Pra quem está começando agora nessa área da fotografia de shows, qual o conselho você dá?
Aline - Seja responsável, estude, lute pelo seu sonho e mais que tudo seriedade sempre. Agora não comece achando, que tudo é fácil pois está longe de ser, no começo passei por momentos que eu tinha vontade de arrancar todos os meus cabelos, mas to ai, sobrevivi! E cheia de cabelos (risos).
Não compre uma câmera com o intuito de entrar de graça nos shows apenas, pois ninguém é burro e todo mundo está sempre de olho nisso.
Cuidem as suas atitudes em shows, pois muitas vezes os seus atos irresponsáveis e não pensados podem trazer consequências para nós profissionais sérios que vivemos disso.
EVITE TRABALHAR DE GRAÇA, POIS ISSO MANCHA A NOSSA PROFISSÃO!
HEAVYNROLL – Um recado para os leitores do Heavynroll:
Aline - Espero que tenham gostado de me conhecer um pouco mais, não sou boa com palavras e sim com atos e no que eu faço. Vemos-nos por ai nos shows, até o final de 2013, muita coisa vai rolar, e das boas.
Heavynrooll, valeu por me procurarem para essa entrevista fiquei muito feliz e honrada.
Contem comigo sempre!
Beijos a todos.
==================
Algumas fotos de Aline Jechow


Comentários
Postar um comentário