[Entrevista] MARCELO MOOJEN: "Sempre fazemos jams nos ensaios, misturando elementos de vários estilos musicais."

Por Marco Paim

O que começou com um bate papo no Facebook, acabou como uma entrevista super bacana com o guitarrista e vocalista MARCELO MOOJEN (Mindgarden/Mezcalonga). Confira:

HEAVYNROLL - Como estão as coisas? Mindgarden e Mezcalonga?

MARCELO - Bom, com a Mindgarden estamos começando a compor umas músicas novas pro próximo CD e preparando um clipe. De shows estamos meio parados, exceto no dia 5 de abril que tocaremos no zarabatana. Com a Mezcalonga infelizmente estamos bastante parados. Dois membros da banda moram de Santo André/SP e um dos membros caxienses está indo morar em Buenos Aires, então esta bem difícil manter uma logística

HEAVYNROLL - O Mezcalonga chegou a fazer algum show ou era apenas um projeto de estúdio?

MARCELO - Fizemos 1 show em caxias do sul e uma mini-turnê no ABC paulista.

HEAVYNROLL - E como foi a receptividade, principalmente em São Paulo?

MARCELO - Foi ótima em todos os lugares, mas nos sentimos meio alienígenas, especialmente em São Paulo. Não é um tipo de música que as pessoas estão acostumadas a ouvir lá. e mesmo aqui é difícil haver uma mescla de sons sul-americanos com rock, ainda mais com uma mulher cantando, se bem que ultimamente tem surgido projetos muito bons, como a Grandfúria.



HEAVYNROLL - As bandas hoje em dia tem valorizado mais as raízes sul-americanas e até regionais. Bem tudo disse, o Grandfuria com "Cara a Tapa". Também tem bandas do meio metal como o Sastras e o Tierramystica. Há uma enorme riqueza em nosso folclore e cultura.

MARCELO - Concordo, muita riqueza não explorada, ou melhor, pouco explorada.

HEAVYNROLL - Mas voltando com o Mindgarden. Outro dia você postou que a sonoridade tinha mudado um pouco. A banda está explorando um novo direcionamento?

MARCELO - Sim, mas isso está vindo de forma natural, sem que estivéssemos nos dando conta. Sempre fazemos jams nos ensaios, misturando elementos de vários estilos musicais. E quando compomos músicas novas, muitas vezes esses novos elementos aparecem soando natural pra gente Nesse sentido, estamos muito mais pro Pink Floyd do que para AC/DC. Nossos caminhos são tortos, eu acho.

HEAVYNROLL - Ouvindo oúltimo single lançado, "Up in the Sky", notamos realmente um amadurecimento musical. Não que as músicas do EP não fossem maduras, mas podemos esperar no próximo trabalho uma evolução sonora na banda. Estou certo?

MARCELO - Com certeza! Evitamos a zona de conforto, e isso nos ajuda bastante a descobrir qual é a voz, o propósito da banda. É só lembrar que até não muito tempo atrás, éramos uma banda instrumental Essa faceta instrumental não é algo que abandonamos, bem pelo contrário Ainda é a nossa base pra tudo.



HEAVYNROLL - E sobre o Marcelo Moojen. Além destas duas bandas. Algum outro projeto em andamento?

MARCELO - Tenho algumas ideias em mente, mas por enquanto são só embriões. Até o parto acontecer a gente sabe que o caminho é longo (risos). No momento procuro focar nesses 2 projetos musicais mesmo, acredito terem muito potencial.

HEAVYNROLL - Marcelo. Não quero tomar mais o seu tempo. Tem alguma outra informação para nos repassar? Um recado?

MARCELO - Capaz, é sempre um prazer! Bom, só tenho um recado: a cena de música autoral caxiense tá cada vez melhor e mais criativa. As bandas estão bastante diversificadas, cada uma buscando sua própria identidade. Essa cidade tem sim muito potencial na cultura, só é necessário que todos despertem para isso pra cena acontecer. Não adianta ficar reclamando das músicas ruins da rádio ou das mesmas bandas de sempre nos bares se quando tem um show diferente não vai, se não apóia a banda nem que seja comprando um mísero CD. Cada um tem o poder de fazer a diferença.

-------------------------
O que o Marcelo Anda Escutando?
"Totalmente aleatório heheh, mas esses são os 5 que mais escuto ultimamente."

QOTSA - "Era Vulgaris"
Miles Davis - "A Tribute to Jack Johnson"
Tame Impala - "Innerspeaker"
Noriel Vilela - "Eis O "Ôme""
Milton Nascimento - "Clube da Esquina"

------------------------
LINKS

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

INNOCENCE LOST: na trilha sonora da WebSérie Caçada até a Última Bala

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”