VAGÃO BAR: Interdição do bar gera revolta

Neste último sábado tivemos um episódio lamentável para a cultura musical caxiense, um verdadeiro ato de tirania por parte de representantes do nosso poder público. Para entender melhor, compilamos alguns trechos da nota dos proprietários do Vagão Bar em seu blog. Segue:

"Na noite do dia 30 de julho de 2011, o Vagão Bar foi visitado pelos fiscais da Secretaria do Urbanismo e o Corpo de Bombeiros. Em seu termo de interdição os Fiscais da Secretaria do Urbanismo alegaram que o Vagão Bar é responsável pela aglomeração de pessoas na Rua Coronel Flores, as quais, por sua vez promovem arruaça, baderna, bebedeiras, e dificultam o transito de veículos e afins. Já o Corpo de Bombeiros solicitou alterações nos corrimões internos do bar, a troca de um extintor de incêndio, o melhoramento na iluminação de emergência e a ampliação na altura dos parapeitos das sacadas do estabelecimento em questão.

Resposta Vagão Bar:

Aos questionamentos e alegações da Secretaria do Urbanismo - Nos deixa perplexos o fato de ser atribuído, única e exclusivamente, ao Vagão Bar, como pessoa jurídica, a garantia da segurança e orientação de transito e pedestres da Rua Coronel Flores, e arredores. Tal obrigação deve-se ao poder público como gerenciador dos interesses coletivos. Muito embora haja junto ao largo da Estação Férrea uma guarita para garantir a presença da brigada militar, esta não se faz presente. O Vagão Bar, como instituição privada, não detêm poder de policia para coibir o direito constitucional de ir e vir atribuído a todo cidadão brasileiro, ou estrangeiro que aqui esteja. Tal atribuição é de exclusividade do poder público, que, também pela constituição federal, tem o dever de garantir a segurança da população.
Em um universo de, aproximadamente, dez bares/casas noturno, duas conveniências, uma quitanda e um festfood, em um raio de menos de quinhentos metros, tendo o Vagão Bar como centro, nos parece uma covardia por parte do Secretario do Urbanismo, Senhor Francisco Spiandorello, munido por um duvidoso pedido do alto comando da brigada militar de Caxias do Sul, alegar que apenas um bar, neste ambiente, e responsável pelo acúmulo de pessoas e caos no trânsito adjacente.
Sob o singelo véu da falta de efetivo, nossos governantes passam esta responsabilidade para a iniciativa privada, que, até então, já devia fomentar a cultura e, agora, também, deve providenciar a segurança de todo entorno da Estação Férrea."

A relatos inclusive de ameaças graves por parte de um suposto policial federal, que na verdade descobriu-se ser apenas o proprietário da empresa de segurança do Moinho da Estação. Onde prometeu "limpar" o local da presensa dos "camisas pretas" que geram todo o problema nas imediações.

No blog oficial da banda Metalblast, que faria o show naquela noite junto com a Hell Dreamers, em nota de esclarecimentos, revoltados, dizem o seguinte: 

"Caxias do Sul é uma cidade de 8 ou 80, não há fiscalização preventiva, apenas atos radicais e arbitrários sempre quando a bola de neve já está gigante e uma tragédia acontece.
Como sempre, a corda rompe no lado "mais fraco". Alguém tinha que servir de exemplo e bode expiatório, afinal, o custo do aparato policial mobilizado para o "circo" foi grande aos cofres públicos. Brigada Militar, Bope (Batalhão de Operações Especias), Bombeiros, Polícial Civil, Guarda Municipal... (só faltou a polícia federal e a Swat) procuraram e procuraram até que acharam um motivo para fechar o Bar. Interesse de álguém? Vai saber...
Sabe o que é interessante? Bar de bacana não é interditado, é advertido!
O preconceito a comunidade rock aqui em Caxias é um absurdo, o rock pesado não é arte pra essa gente!!! Vou mais além, posso até mesmo estar divagando, mas por que logo em um show de heavy metal???
O que o Vagão tem a ver com isso? Baderna? Gente na frente? Que hipocrisia!!! Até na frente da prefeitura tem baderna a noite!!! E nos Postos de Combustíveis então???
Quero deixar claro que a culpa do cancelamento do show não é do Vagão e sim da fiscalização falha de uma cidade que é uma comédia..."


Opinião deste Blog:

A atual administração desta cidade está deixando muito a desejar com atitudes errôneas e sem discernimento. A impressão que dá é que estão brincando com o poder a qual lhes foram atribuídos e tomando decisões baseados em seus interesses pessoais. Lembram da Casa da Cultura, quando queriam impedir show de rock? E o episódio com o Zarabatana? Agora essa lamentável ação de pessoas que deveriam ajudar ao invés de atrapalhar. Isto é inaceitável para a cultura Caxiense, aliás, onde está a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul?
Isso se chama PRECONCEITO!
Estamos no século 21!!! Acordem para esta realidade!!! 

Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”