[Entrevista] BOLL3T (Hecatombe/FX2)
A banda já tem um certo tempo de estrada, é do século passado. Através de seus trabalhos vem sendo reconhecido pela mídia especializada no Brasil e no Mundo. No próximo dia 11 o Hecatombe lança o DVD “Crossing No-Fly Zone” no Vagão Bar e o baterista Boll3t concedeu uma entrevista ao HeavynRoll para contar detalhes desta empreitada e planos futuros de uma das melhores bandas de heavy metal moderno do sul do país.
HEAVYNROLL - Nesta semana o Hecatombe lança seu primeiro DVD, o "Crossing No-Fly Zone" onde teremos músicas inéditas (EP Audiovisual Forcefulness) e um repertório ao vivo no Aeroporto (Live at the Airport). Como surgiu esta idéia, fazer uma performance ao vivo, fechado, em um hangar de aeoroporto?
BOLL3T - Após já termos gravado 3 CDs demo em nossa carreira, queríamos registrar um material audiovisual. Nossos shows sempre foram bastante intensos, e já estávamos planejando uma forma de materializar isso. Escolhemos o aeroporto pois tínhamos a idéia de fazer algo diferente e original, fugindo do convencional. Durante “Hate 'n Rage”, nossa demo de 2008, a gente fez uma sessão de fotos no aeroporto e ficamos apaixonados pelo hangar, e quando a gente começou a planejar o DVD, não tivemos nem dúvidas.
HEAVYNROLL - A banda investiu pesado neste lançamento, ou seja, souberam se utilizar muito bem dos recursos do Financiarte com clipes de produção impecável e um serviço de marketing muito bem estruturado. Como está o retorno deste trabalho todo?
BOLL3T - Aproveitamos ao máximo esse benefício e a resposta que estamos tendo está incrível, os vídeos estão tendo um número cada vez maior de visualizações, os acessos em nosso site vem crescendo, os fãs estão elogiando o trabalho de produção em todos os canais possíveis e a mídia especializada está destacando bem o material. O que a Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria de Cultura fazem pela cultura é muito bom, por que é um custo que você provavelmente não conseguiria levantar apenas com a banda, digo, para destinar exclusivamente para uma produção.
BOLL3T - Aproveitamos ao máximo esse benefício e a resposta que estamos tendo está incrível, os vídeos estão tendo um número cada vez maior de visualizações, os acessos em nosso site vem crescendo, os fãs estão elogiando o trabalho de produção em todos os canais possíveis e a mídia especializada está destacando bem o material. O que a Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria de Cultura fazem pela cultura é muito bom, por que é um custo que você provavelmente não conseguiria levantar apenas com a banda, digo, para destinar exclusivamente para uma produção.
HEAVYNROLL - Sabemos que mesmo sem o lançamento oficial a banda já vem alcançando, através da internet, um reconhecimento até mesmo fora do país após a excelente demo "Hate n´Rage". A música "Dust to Dust" tocou em várias rádios do mundo, principalmente nos EUA. Rádios como KNAC, UCLA, Nvasionradio, entre outras, ao lado de grandes nomes do metal moderno como Slipknot, Metallica, Avanged Sevenfold e etc... (no HeavynRoll Space também). As portas do mundo estão se abrindo para o Hecatombe?
BOLL3T - Agradecemos pelo espaço que o HeavynRoll Space tem para divulgar o trabalho dos artistas, isso é extremamente importante. Sim, as portas do mundo estão se abrindo, e principalmente a gente está buscando abrir muitas portas, e cada vez mais estamos ganhando reconhecimento da mídia do exterior. Os acessos de nosso site oficial (www.hecatombe.com.br), myspace (www.myspace.com/hecaspace), youtube (www.youtube.com/hecatombetv) e twitter (www.twitter.com/hecatombetweet) contam com muita gente de fora do Brasil. Temos já uma gama considerável de fãs, gente que nos ajuda e incentiva. O Hecatombe já tocou, como você citou, em diversas rádios, e agora com o DVD “Crossing No-Fly Zone” a idéia é abrir ainda mais portas, alavancando assim, nosso projeto de ir para os Estados Unidos para gravar nosso primeiro CD oficial e entrar em turnê o mais breve possível, divulgando o nosso trabalho e o rock feito por aqui em nível mundial.
HEAVYNROLL - A primeira demo da banda surgiu em 2000, intitulada "Nightmares" do qual mostrava um heavy metal tradicional com uma inclinação para o trash, no estilo Iced Earth, da qual se destaca a música "Rover". Logo depois, vem a "Demo 2002", com músicas mais trabalhadas, um pouco sombrias e diretas. Nesta Demo também vem a nova formação com o incrível guitarrista Caldo. Esta evolução alcançou ótimas críticas da mídia especializada não é? Fale um pouco da trajetória da banda.
BOLL3T - Essa evolução se materializou com a experiência adquirida ao longo dos anos. Nosso propósito sempre foi quebrar certas barreiras. Começamos a nos dedicar de verdade e a compor incessantemente (como fazemos até hoje) e a divulgar o material quando reformulamos a formação. Gravamos a “Demo 2002” e percebemos uma grande evolução em relação a “Nightmares”. A crítica assimilou muito bem isso e recebemos muitos elogios, o que nos deu mais força para seguir adiante lançando “Hate 'n Rage” em 2008 e o DVD “Crossing No-Fly Zone” em 2010. O Caldo, como todos os outros, é de uma importância ímpar para a banda, sua contribuição com riffs precisos e solos magníficos é essencial, mas isso não adiantaria absolutamente nada se entre nós não houvesse entrosamento e química.
HEAVYNROLL - Hoje a banda está em uma linha mais moderna do heavy metal. Quem é o responsável pelas letras e composições das músicas do Hecatombe?
BOLL3T - Na realidade, pensamos e compomos juntos. A concepção das músicas novas se concretizaram através de uma evolução de raciocínio sobre a nossa busca pela originalidade e pela identidade musical, além de tornar o nosso som mais acessível ao público. A idéia das letras, geralmente são feitas por mim ou pelo Mark com participação do Wood e o conceito sonoro é sempre trabalhado com todos.
HEAVYNROLL - Recentemente, na prévia do lançamento do DVD, o guitarrista Moelevil (Emmanoel Meira) deixou a banda. Quais foram os motivos desta baixa em um momento tão importante? Há planos de substituí-lo ou prosseguirão como um quarteto?
BOLL3T - Acho que justamente o momento tão importante foi o motivo principal da saída. Quando se está numa banda tão ambiciosa quanto o Hecatombe, é tudo uma questão de prioridades e dedicação, e isso vai aumentando, à medida que as coisas vão acontecendo, como uma bola de neve. E é justamente por causa disso que o Hecatombe é e sempre vai ser Boll3t, Wood, Mark e Caldo, pois a gente se entende de uma maneira ímpar, quando trabalhamos e principalmente quanto compomos e tocamos.
HEAVYNROLL - A banda tem planos de um álbum oficial com músicas inéditas num futuro próximo?
BOLL3T - Sim, estamos sempre compondo material novo, mas ainda não sabemos como vai ser o set list desse nosso primeiro disco. Provavelmente alguns clássicos do Hecatombe estarão presentes, levando em consideração que a qualidade das músicas novas são superiores às anteriores pois a banda realmente está amadurecendo a cada nova composição.
HEAVYNROLL - Agora mudando um pouco de assunto e falando do Boll3t. Você além do Hecatombe também é baterista do FX2, juntamente com Mark e Wood. Conte um pouco de sua história e como anda seus projetos por aí.
BOLL3T - Pois é, toco na FX2 com o Wood e o Mark desde 2005, que é uma banda bem diferente do Hecatombe. Também produzo algumas bandas, estou produzindo no momento a Plano Secreto, e faço arte gráfica para um pessoal também, no momento estou finalizando o encarte do álbum da Lacross. O Mark, Wood e Caldo tocam na banda cover Disco, e que estão sempre fazendo shows. Eles também dão algumas aulas em seus respectivos instrumentos. Quando você decide ter a música como sua vida, você precisa se dedicar inteira e intensamente, viver aquilo, para conseguir atingir seus objetivos. Projetos paralelos eu não tenho nenhum além da FX2 e dessas poucas produções, que só trabalho se acreditar naquilo, pois se você começa a se encher de projetos paralelos, você esquece o seu objetivo principal, que é o Hecatombe, e não tem nem tempo de se dedicar de verdade ao que você quer. Mas para quem quer sobreviver da música por aqui, os projetos paralelos infelizmente se tornam uma necessidade.
HEAVYNROLL - Quero agradecer a oportunidade desta entrevista e pedir, de praxe, que deixe um recado aos fãs do Hecatombe e deixe claro o encontrarão no show do dia 11 no Vagão Bar.
BOLL3T - O Hecatombe e toda a cena do rock é que deve agradecer pelo espaço que o HeavynRoll disponibiliza para os artistas, pois a valorização da cultura local é extremamente importante. Gostaria de agradecer a todos os nossos fãs pelo carinho e pelo apoio ao nosso trabalho, à Ace of Spades Tattoo e Piercing que apóia o Hecatombe e à todos da mídia especializada como você que abre espaço para o Hecatombe mostrar seu trabalho e sua mensagem. No show de lançamento do DVD dia 11 no Vagão Bar em Caxias do Sul iremos mostrar canções do DVD e algumas inéditas, além de covers para a galera se divertir e fazer uma grande festa de rock. Acessem nosso site www.hecatombe.com.br e deixem seu recado pra gente. Keep Rockin'!
Boll3t e Hecatombe.
===========================
10 Melhores álbuns na tua opinião:
Boll3t: "pergunta difícil pra quem escuta tanta coisa. Tenho com certeza mais de 10 álbuns que pra mim são notáveis e modificaram minha forma de ver a música, mas vou listar aqui os 10 que mais me influenciaram."
Metallica (Black Album) - Metallica
Dookie - Green Day
Meteora - Linkin Park
Rust in Peace - Megadeth
Scenes from a Memory - Dream Theater
Rage Against the Machine - Rage Against the Machine
Toxicity - System of a Down
Nevermind - Nirvana
Slayer - God Hates us All
Slipknot - Vol 3 (The Subliminal Verses)
05 Maiores influências como músico:
Tré Cool (Green Day)
Scott Travis (Judas Priest, Racer X),
Joey Jordison (Slipknot),
Lars Ulrich (Metallica),
Mike Portnoy (Dream Theater, Avenged Sevenfold)
Comentários
Postar um comentário