[Entrevista] ED BARBA: "Não temos a menor intenção de desistir."


Aprecie sem moderação!!!”, com essa frase começa um dos melhores shows de rock de Caxias, clássicos e músicas autorais são destilados de forma sólida e competente. Este é o Agente Ed, antes conhecido como Ed Morte, e quem responde as nossas perguntas é Ed Barba, vocalista da banda.

HEAVYNROLL - Olá Ed, vamos começar pela troca do nome da banda. Por que decidiram trocar depois de tantos anos? Esclareça ao pessoal.

ED BARBA - Olá pessoal do heavynroll. Tomamos tal atitude porque o nome “Ed Morte” remete claramente à obra de Luiz Fernando Veríssimo intitulada “Ed Mort”, então, por precaução, resolvemos trocar o nome da Banda, evitando assim complicações futuras.

HEAVYNROLL - Desde 2003 vocês estão mandando ver no bom e velho rock n´roll, lotando casas noturnas e agitando a galera até o amanhecer. Vocês lembram o momento em que se olharam e disseram “vamos montar uma banda?” Contem essa história para nós...

ED BARBA - Bem, somos em quatro irmãos na banda, aprendemos a tocar juntos e montar uma banda faz parte do processo natural de aprendizado do músico. O Agente Ed não é nossa primeira banda, tivemos outras experiências com outros artistas, mas foi com a entrada do baterista, João Daniel Galimberti, que chegamos a formação atual da banda. desde então temos um objetivo em comum, fazer nossa própria música e divulgá-la em todos os meios de comunicação que nos forem abertos, inclusive shows.

HEAVYNROLL -A Formação atual conta então com Ed Barba (voz), Johnatam Macedo(guitarra), Jefter Macedo (baixo), Jackxon Macedo (teclado) João Galimberti (bateria). Sabemos que muitas das bandas passam por várias formações, seja por brigas, seja por aspectos pessoais. Vocês também passaram por essas situações?

ED BARBA - Na realidade nós não tivemos muitos problemas de formação... no final do ano de 2004 nosso baterista mudou de cidade e a banda tocou com músicos contratados nesse período. Com seu retorno não tivemos mais nenhum problema nesse sentido.

HEAVYNROLL - “Os Ed Morte” que agora serão chamados de “os Agente Ed” trabalham também em músicas autorais, das quais já vem sendo enxertadas no repertório dos shows, como vêem a aceitação do publico com as músicas? Sabemos que se começa a ter uma visão mais crítica e séria das bandas que enveredam por esses caminhos, ainda mais quando cantado em português, que é muito mais difícil.

ED BARBA - Em cinco anos de banda, nós nunca fizemos um show sem tocar pelo menos uma música própria. Sabemos que é bem difícil conseguir espaço para mostrar trabalhos autorais, bem como recursos financeiros para gravação e divulgação, mas não desistimos e não temos a menor intenção de desistir de mostrar nosso trabalho para o público, que tem recebido muito bem nossas composições, inclusive cantando junto algumas músicas e nos ajudando a divulgar.

HEAVYNROLL - Planos para um Cd oficial ou independente? Quais os planos do Agente Ed?

ED BARBA - Nós temos um projeto pronto para gravação e lançamento de um Cd e estamos arrecadando recursos financeiros com os shows da banda. Aos poucos estamos gravando as músicas e em breve disponibilizaremos uma nova música no myspace da banda, a música se chama “Devaneio” e está quase pronta.

HEAVYNROLL - Essa globalização toda e o acesso fácil a arquivos musicais e vídeos na internet, onde “sugam” descaradamente tudo o que podem, principalmente no Brasil, não exerce um medo entre vocês na hora de lançar um material? O que pensam em fazer a respeito de divulgação?

ED BARBA - Nossa principal forma de divulgação é pela internet, os riscos de termos nosso trabalho plagiado é grande, mas temos que arriscar, uma vez que esse é o único meio de comunicação que permite ao artista mostrar seu trabalho sem cobrar nada em troca.

HEAVYNROLL - Já tive a oportunidade de assistir a um show de vocês e realmente a banda passa muita energia e descontração, músicos com ótimo domínio em seus instrumentos deixando uma sonoridade bem sólida e coesa, sem deixar de esquecer a sua grande voz e performance cativante. Vocês exercem alguma outra função além da música?

ED BARBA - Sim, todos temos trabalhos paralelos, infelizmente ainda não temos como trabalhar apenas com a música, mas esse é um dos nossos maiores sonhos desde o começo da banda e estamos bem perto de realizar... Agradecemos o apoio e as palavras elogiosas, estamos estudando e trabalhando com seriedade para melhorar cada vez mais nossa arte.

HEAVYNROLL - Continuando no assunto de incentivos artísticos, o que vocês acham de nossa secretaria de cultura, Fundo Prócultura e a banalização musical? Como vocês vêem a música e os músicos em Caxias do Sul?

ED BARBA - Os músicos não só de Caxias do Sul, mas de todos os lugares, têm naturalmente a necessidade de exibir suas qualidades, é por isso que montam bandas e tocam em todos os lugares possíveis. É natural que busquem todo o ano recursos públicos para financiar seus trabalhos, cabe a secretária de cultura julgar quem merece ou não obter tal ajuda.
Infelizmente, nos últimos tempos temos observado que muitos artistas têm recebido apoio anual, enquanto outros não recebem nenhuma oportunidade. Acho importante deixar bem claro que como artista eu não me sinto prejudicado, por que tenho talento e disposição para trabalhar, mas como contribuinte, como cidadão que trabalha para pagar uma carga tributária absurdamente alta eu me sinto incomodado e em algumas vezes lesado. O que nos resta fazer é trabalhar, tentar novamente no ano seguinte e votar com sobriedade.

HEAVYNROLL - Ed, agradecemos a colaboração e a consideração por esse projeto e deixamos o espaço seguinte livre para um recado da banda:

ED BARBA - Nós é que agradecemos o espaço e o respeito com que fomos tratados. Gostaria também, de agradecer ao público da banda e dizer que 2009 promete ser o melhor ano da banda até agora. Convidamos todos, fãs, amigos e também quem ainda não conhece nosso trabalho a viajar conosco por esse universo paralelo chamado música.
Obrigado pela atenção...
Ed Barba

------------------------------
Os 10 álbuns que marcaram a vida de Ed Barba.
"Maior Abandonado" - Barão Vermelho
"Que Pais é Esse" - Legião Urbana
"Transversal do Tempo" - Elis Regina
"The Miracle" - Queen
"The Wall" - Pink Floyd
"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"  - Beatles
"The Song Remains The Same" - Led Zeppelin
"Burn" - Deep Purple
"Machine Head" - Deep Purple
"13" - The Doors

As 5 Influências de Ed:
Freddy Mercury – Queen
Roger Waters – Pink Floyd
Robert Plant – Led Zeppelin
Ian Gillan - Deep Purple
Renato Russo – Legião Urbana
--------------------------------------------------------




Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

INNOCENCE LOST: na trilha sonora da WebSérie Caçada até a Última Bala

ALMAH: Raphael Dafras - “O Brasil é um País de muitos talentos escondidos”