ENTREVISTA: Torvo lança cd no VI Upir Rock Festival



Para sabermos mais sobre este lançamento e outros detalhes da banda, entramos em contato com o vocalista Tiaraju, que nos concedeu uma entrevista muito bacana. Confira:

HEAVYNROLL - Tiaraju, o Torvo é uma banda que vem ganhando espaço nos últimos anos aqui em Caxias do Sul e tendo uma boa receptividade do público pela excelente qualidade musical apresentada pela banda. Para as pessoas conhecerem mais o trabalho de vocês, conte um pouco da história do grupo, como começou e quem são os integrantes atuais:

TIARAJU - Vamos lá... A Torvo surgiu em meados de 2002, Eu (Tiaraju) e o Marcelo atuais vocalista e guitarrista, respectivamente, combinamos de montar a banda para tocar alguns covers que coincidiam no gosto musical de ambos. A primeira formação completou-se com Paulinho na bateria e Henrique no baixo e se manteve até 2004. Depois de uma pausa de longos 5 anos, retornamos em 2009 com novos integrantes;  no baixo Rodrigo Fabro e na bateria, Igor Schneider, colocando em prática as velhas músicas, elaborando-as com um formato mais sofisticado, e começamos  a dar vida a novas composições, feitas neste meio tempo em que a banda ficou supostamente parada. No início de 2010, o baixista Rodrigo Fabro dá lugar a Javier "El Chancho Loco". Neste mesmo ano fomos contemplados pelo projeto Financiarte de Caxias, e começamos a gravação do disco intitulado “World of Glory and Hate”. As composições somam um total de doze músicas entre as antigas e novas. Em 2011 concluímos o disco, com a ajuda dos Produtores e músicos Paulo Schroeber e Juliano Boz. Atualmente a banda é formada por Tiaraju, Marcelo, Igor e Róger, o mais recente integrante no baixo.

HEAVYNROLL - O baixista Javier Chancho saiu da banda? Qual foi o motivo, e quem está no lugar dele agora?

TIARAJU - Sim. O "Chancho" saiu da banda devido a problemas pessoais. É um grande músico, mas não estava conseguindo conciliar seus problemas com a rotina de ensaios e shows da banda. No seu lugar entrou Róger grande instrumentista de Campo Bom.

HEAVYNROLL - "World of Glory and Hate" teve a produção de dois grandes produtores e músicos, Paulo Schroeber (Hammer 67/Almah/Astafix) e Juliano Boz (ClâDestino). Isso foi um fator crucial na qualidade apresentada na gravação do cd, não é? Como foi trabalhar com eles?

TIARAJU - Nossa! Crucial é a palavra perfeita! Tocamos esse tempo todo mas nossa experiência com estúdio era muito vaga. Tínhamos gravado anteriormente uma Demo intitulada "Alone" c/ 5 músicas direcionadas para o Financiarte, por isso não temos prensagem dela.
Quanto ao disco "World of Glory and Hate", sem a produção dos dois jamais teríamos chegado a qualidade final apresentada neste disco, pesado e agressivo, mas tudo com muito bom gosto. Esta realmente impressionante!

HEAVYNROLL - O cd será lançado no VI Upir Rock Festival, no dia 08/10. Esta será a data oficial de lançamento ou um aquece? Pergunto isso pois nem sempre um festival com muitas bandas proporcionam uma performance e tempo necessários para um acontecimento destes. 

TIARAJU - Será nosso lançamento em Caxias, primeiro show com o disco na mão,  vamos executar músicas inéditas e umas já bem conhecidas da galera, alguns covers também fecham o set. Claro, que não teremos como tocar o disco na integra, mas em 45 min. da para mostrar bem o nosso trabalho.

HEAVYNROLL - 2010 foi um ano muito bom para o Torvo. Após o lançamento, quais são as expectativas e planos de divulgação da banda?

TIARAJU - Sem dúvida vamos enviar o disco para todas as gravadoras possíveis e tocar muito, por todos os lugares que pudermos. Tentar tocar para fora no exterior se possível e fazer contatos com produtoras de eventos para abrir shows grandes.

HEAVYNROLL - O trabalho foi realizado através do Financiarte. Você acha que sem este incentivo as coisas sairiam com esta qualidade que ouvimos no cd?

TIARAJU - Sem o incentivo do Financiarte seria bem mais difícil com certeza, e de repente não teríamos a mesma oportunidade de trabalhar com esses profissionais que fizeram presença no disco.

HEAVYNROLL - Sobre as composições: Em que as letras são inspiradas? Há uma temática na qual a banda esteve focada?

TIARAJU - Todas as letras são relacionadas a críticas sociais e algumas até a relacionamentos afetivos mas nada muito direto e tudo numa linguagem poética.

HEAVYNROLL - Mudando um pouco de assunto: Bandas antigas voltando à ativa e bandas novas surgindo numa época de facilidades. Como você vê a cena metal de Caxias do Sul e região? 

TIARAJU - "Facilidades", não acho que vivemos numa época facilidades. Sim, está mais fácil de gravar seus sons, mas ainda não com qualidade para o Metal, pois há pouquíssimas pessoas especializadas neste estilo musical. Quanto a Caxias, acredito que aqui tenha umas das últimas cenas Metal ainda na ativa, isso em termos de Brasil. Aqui "ainda tem espaço" e é uma fonte de grandes bandas nesse estilo com excelente qualidade. A veia daqui é bem nervosa e sempre será uma cidade exportadora de grandes nomes do metal Brasileiro.

HEAVYNROLL - Tiaraju, agradeço a oportunidade desta breve entrevista e desejamos boa sorte ao Torvo. Fica o espaço para você soltar o verbo:

TIARAJU - É isso ai galera Metal de Caxias, obrigado pelo espaço! Queria convidar a todos para dia 07/10 em Igrejinha Tio Remi e 08/10 em Caxias do Sul às 18hs no 6° Upir Rock Festival na Fifty  prestigiarem o lançamento do nosso primeiro disco “WORLD OF GLORY AND HATE!!!"
"DESTROY THIS FUCKING PLACE!!!" 

----------------------------------------------

Os 10 álbuns mais marcantes para Tiaraju:
  • Powerslave – Iron Maiden – "1° disco de metal que ouvi na vida, em vinil, quando tinha 6 anos de idade."
  • Chaos A.D.- Sepultura – "Disco que mudou minha vida, me apresentou o thrash metal (meu disco favorito)".
  • Rust in Peace - Megadeth– "Escute “Tornado of Souls”..."
  • Master of Reality – Black Sabbath – "Sem esse disco não existiria metal."
  • Vulgar Display of Power – Pantera – “O disco!!!
  • The Great Southern Trendkill – Pantera – "Experimental excelente!!!"
  • The Gathering – Testament – "Thrashzeira!!!"
  • Groove Family Cyco – Infectous Groove – "Uma mistura sonora, eu curto muito!!!"
  • Crack the Skye – Mastodon – "Das últimas bandas que escutei foi a que mais me impressionou com a musicalidade."
  • Diabulous in Musica – Slayer –  "Não poderia faltar um Slayer, mas esse disco em especial para mim é um dos mais bem gravados que já ouvi (qualidade sonora)."


As 05 maiores influências como músico: 
  • Meu Pai – João Lima – "Cantor e instrumentista."
  • Dimebag Darrel - (Pantera) - "Maior perda do Metal mundial."
  • Phil Anselmo - (Down/Pantera) - "Só como vocalista, baita guela!"
  • Ozzy Osbourne - “Highlander
  • Marcelo Santos - "Guitarrista da Torvo."
 ------------------------------------------------

Conheça mais:





Comentários

Mais vistos da semana

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

DAYDREAM XI: Bestseller em site alemão

HATE HANDLES: Banda lança documentário

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”