[Masterpiece] KEN HENSLEY - "Blood on the Highway" (2007)


Na primeira edição da série "Petardo", trago a vocês um álbum que tenho revisitado muito nas últimas semanas. Por ser um fervoroso fã de URIAH HEEP, obviamente acompanho também a carreira solo de ex-integrantes da banda, em especial, do mestre KEN HENSLEY. O tecladista/guitarrista tem uma extensa discografia, iniciada ainda em paralelo com o URIAH em 1973.

Claro que, dentro deste catálogo, que soma mais de 15 álbuns de estúdio, há excelentes trabalhos que poderão vir a ser motivo de matéria desta seção futuramente, mas "Blood on the Highway", dentro de toda esta história tem um detalhe especial: é auto-biográfico. O álbum é um complemento musical de sua biografia "When Too Many Dreams Come True" lançado no ano anterior, uma espécie de ópera rock contando sua trajetória dentro do rock, suas ambições, sucessos, quedas e frustrações e por fim, a redenção.

A produção do álbum é a melhor até o momento e contou com participações mais que especiais. No cast do álbum temos ninguém menos que JORN LANDE cantando a maioria das músicas em parceria com HENSLEY, além do ex-parceiro de URIAH HEEP, JOHN LAWTON, a magnífica interpretação de GLENN HUGHES em duas músicas e por fim, a veterana do dance music EVE GALLAGHER - fazendo um estilo Tina Turner.

Não há música ruim neste álbum, talvez as com menos brilho. Os destaques mesmo ficam por conta da "(this Is) Just The Beginning" e da faixa título com uma excelente performance de JORN, já "I Won´t Last" traz JOHN LAWTON com seu estilo inconfundível. LAWTON é um daqueles cantores que a voz não envelhece, parece ser o mesmo dos tempo de LUCIFER´S FRIEND e URIAH. Na mesma regra temos HUGHES, que tem uma voz sem fim, e no caso dele, quero destacar aqui a música "The Last Dance", que fecha o álbum. Esta música foi originalmente lançada no álbum anterior, de mesmo nome, com a voz de HENSLEY, mas esta nova versão ganhou uma interpretação diferenciada de GLENN além de uma orquestração. Ficou realmente épica!!

Quem não conhece este álbum, ou a história de KEN HENSLEY, por favor, procure conhecer, pois este senhor de 71 anos - atualmente - é um dos melhores e mais criativos compositores de sua geração e também, junto com JON LORD, um dos precursores do órgão distorcido dentro do rock. Uma lenda!




NOTA - 10-M
==================================
KEN HENSLEY - "Blood on the Highway" (2007)
Tracklist
01. (this Is) Just The Beginning - Jorn Lande
02. We're On Our Way - Ken Hensley e Jorn Lande
03. Blood On The Highway - Jorn Lande
04. You've Got It - Jorn Lande)
05. Doom (scene 1)
06. It Won't Last - John Lawton
07. Think Twice - Eve Gallagher
08. Doom (scene 2)
09. There Comes A Time - Ken Hensley
10. Okay (this House Is Down) - Jorn Lande
11. What You Gona Do - Glenn Hughes
12. Postcript - Ken Hensley
13. I Did It All - Ken Hensley
14. The Last Dance (El Gitano Viejo) - Glenn Hughes

Line-up
Jorn Lande, John Lawton, Eve Gallagher & Glenn Hughes - vozes
Ken Hensley - voz, Hammond, sintetizadores, teclados, guitarra
Ovidio Lopez - guitarra
Rafa Raposo - guitarra
Dani Saiz - guitarra
Antonio Fidel - baixo
John Smithson - baixo
Juan Carlos Garcia - bateria 
Tommy Lopez - bateria
Vicente Ruiz - piano
Antonio Molto - saxophone
With The Alicante Symphony Orchestra



Links Relacionados

================
   photo ROCKPEDIA.jpg



Mais vistos da semana

HATE HANDLES: Banda lança documentário

DAYDREAM XI: Assista performance do baterista em novo vídeo

ALMAH: Diogo Mafra - “Com certeza é o melhor momento da minha carreira, estou vivendo um sonho.”

[Resenha] ROSA TATTOOADA: Mais um show histórico em Caxias do Sul